sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Morre Jean-Jacques Pauvert, importante editor das obras de Sade

No sábado do dia 27 de setembro de 2014, ano do bicentenário de morte do Marquês de Sade, morre o editor francês Jean-Jacques Pauvert. Durante a década de 1950, Pauvert iniciou o projeto daquela que seria a primeira edição das obras completas do Marquês de Sade. No entanto, o trabalho do editor não pode ser concluído, pois uma ação judicial movida pelo Governo Francês classificava tal projeto como um atentado à moral e aos bons costumes. Apesar desta frustração, Pauvert conseguiu publicar a edição das obras completas de Sade - muito tempo depois do julgamento - em 1986 junto com a editora Fayard.

O editor teve um papel importantíssimo para a divulgação e disseminação das obras do marquês, não só pela iniciativa já citada, mas pela grande quantidade de edições em que se envolveu; ao ponto da Philosophie Magazine chamá-lo de "divino editor" em referência à forma pela qual os surrealistas chamavam o escritor libertino Sade, para eles, o "divino marquês".


Mais informações sobre Jean-Jacques Pauvert, consulte a matéria da Philosophie Magazine sobre a morte do editor: http://www.philomag.com/lepoque/breves/mort-de-jean-jacques-pauvert-divin-editeur-10341

Nenhum comentário:

Postar um comentário